VOCÊ SABE MEDIR INFORMAÇÃO????

Unidades de medida de informação

Apesar de se tratar de um assunto básico ao se tratar de computação, algumas pessoas ainda fazem algumas confusões sobre as unidades de medida de informação. As vezes utilizam os termos de modo errado, ou utilizam sem saber exatamente o que estão falando. Por esse motivo, essa postagem irá abordar as principais unidades de medida de informação e principalmente o que significa cada unidade.
Bit
Inicialmente vamos tratar da menor unidade de medida de informação que é o Bit.A origem da palavra bit vem do seu significado: Binary DigIT. Isso mesmo, um bit nada mais é do que um dígito binário, ou seja, só pode assumir os valores 0 e 1.De modo geral as utilizações de bits de maneira isoladas não são muito encontradas, normalmente esses bits são agrupados formando uma nova unidade de medida de informação o byte.
Byte
Os bytes nada mais são do que agrupamentos de 8 bits, ou seja, não há nada de especial neles, são apenas agrupamentos de 8 dígitos binários.Mas então, qual o motivo dos bytes serem tão importantes para as ciências da computação? Por qual motivo a grande maioria de unidades de medida de informação utilizam o byte como parte do nome?Bom, existem alguns possíveis motivos para a grande disseminação da unidade byte. Primeiro que é um pouco mais fácil manipular bytes do que bits, manipular um bit por vez pode se tornar bastante complexo.Segundo que a tabela ASC II adotou números de 8 dígitos. Dentre outras, essas são as mais plausíveis justificativas para a tamanha importância dos bytes para o “mundo computacional”. A partir daí, alguém em algum lugar do mundo, notou que agrupar unidades de informação muito pequenas, reduzia consideravelmente a complexidade na manipulação dessas informações. Se agrupamos os bits, qual o motivo para não agruparmos os bytes? Foi com esse raciocínio que surgiram os KiloBytes.
KiloBytes (KB)
Como foi visto, os KiloBytes surgiram com uma filosofia parecida com a dos bytes, porém, um KiloByte não é o agrupamento de 8 bytes, mas sim de 1024 bytes.Mas por que 1024 e não 8?
Simples, observe a unidade de agrupamento dos bytes: kilo! Agora responda pra você mesmo, um KILOgrama são quantas gramas? um KILOmetro são quantos metros?
Ah… Agora eu te peguei! A resposta é 1000 e não 1024 e aí bonitão?
Simples, lembre-se que os kilobytes vem dos bytes, e os bytes vem dos bits, ou seja, estamos lidando com binário (Base 2).
Qual o número que pode ser expressado na base 2 mais próximo de 1000? Ou seja, qual o expoente, 2 elevado a o bendito número (2^{x}) que mais se aproxima de 1000?
Se pegarmos 2^{9} = 512 e 2^{10} = 1024 qual o mais próximo?
Esclarecidos os fatos, como foi notado que os agrupamentos eram bons, resolveram agrupar sempre mais e mais.
Os Kilobytes foram agrupados em MegaBytes.
MegaBytes (MB)

Baseado no que já foi visto até agora, não é nada difícil concluir que 1 MegaByte = 1024 KiloBytes.
Assim como os outros, os MegaBytes foram agrupados, formando os GigaBytes.

GigaBytes (GB)
Conclusão óbvia: 1 GigaByte = 1024 MegaBytes.

Outras unidades
As unidades mais conhecidas de informação são as que foram abordadas até o momento, porém, os agrupamentos não param por aí.
Um agrupamento de GigaBytes está se popularizando que é o TeraByte que adivinhem quanto vale? Isso mesmo, 1024 GigaBytes, inclusive uma empresa chamada TDK, jura que conseguiu armazenar um TeraByte em uma única mídia, do tamanho de um CD ou DVD.
Visto que os dispositivos de armazenamento e processamento de informação não param de evoluir, a tendência é que mais agrupamentos sejam criados.
1024 TeraBytes = 1 PetaByte
1024 PetaBytes = 1 Exabyte
1024 Exabytes = 1 Zettabyte
1024 Zettabyte = 1 Yottabyte
E por aí vai…
Temos inclusive uma famosa previsão de Gordon Moore um dos fundadores da Intel, mais conhecida como Lei de Moore, que previa que a potência dos processadores dobraria a cada 18 meses.
Bom, aqui termina essa postagem, espero ter sido proveitosa. Agora não é mais algo abstrato olharmos para um CD e vermos que eles tem capacidade de 700 MB, para um DVD e vermos que tem capacidade de 4,2 GB.
Agora é simples diferenciar uma memória de 512 MB, pra uma memória de 1 GB, 2 GB, 3 GB, e etc.
Enviar por e-mail

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s