REFERÊNCIA

O CONSTRANGIMENTO DOS USUÁRIOS

Entrar em uma biblioteca ou centro de informação e sentir-se totalmente à vontade para expor a nossa ignorância, aos olhos de muitos, é um problema enfrentado por boa parte dos consulentes. Infelizmente, também é uma atitude encontrada em profissionais como bibliotecários, que na teoria, deveriam coibir tais atitudes.
Algumas pesquisas e estudos vêem mostrando que, certas atitudes encontradas nos profissionais de uma biblioteca, assim como o próprio âmbito do local da pesquisa, são desfavoráveis para que o usuário possa se sentir desinibido. O simples fato de um bibliotecário atender a uma solicitação de pesquisa, sentado em sua mesa, enquanto que o usuário permanece em pé, gera motivo para um constrangimento desnecessário. Muitas pessoas precisam perguntar, além da sua dúvida literária, uma questão não menos importante para eles: onde fica o balcão de atendimento/referência? ou então: quem é o bibliotecário? Tais questões deveriam ser de fácil compreensão para aqueles que adentram em um centro de informação. Reconhecer um bibliotecário deveria ser tão simples como localizar as ferramentas e o acervo.

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