Já que me perguntaram em aula … Não DOI

O DOI consiste num sistema de identificação numérica para conteúdo digital de uso direto, fornecendo uma estrutura para a identificação permanente, índices controlados e metadados, ligando o usuário da informação com os produtores/publicadores/editores.

O sistema DOI é um método desenvolvido pela American Association of Publisher para garantir o acesso permanente ao conteúdo digital de qualquer tipo de documento (texto, áudio, imagens, softwares, etc.) e proporcionar segurança aos objetos digitais na Internet. O sistema é gerenciado pela International DOI Foundation, consórcio de sociedade aberta incluindo sócios comerciais e não-comerciais, com base em Genebra. A sintaxe do DOI é especificada pela ANSI/NISO Z39.84-2000 “Syntax for the Digital Object Identifier”.

International DOI Foundation Digital Object Identifier é a agência oficial de registro do DOI para publicações acadêmicas e científicas, é uma associação independente fundada e dirigida por editores. Ela fornece a infra-estrutura necessária para assegurar o acesso ao texto completo dos documentos efetuando o link através do DOI. Tem como objetivo adotar medidas que garantam a qualidade, de modo que a integridade do sistema de DOI seja mantida no nível mais elevado possível disponibilizando resultados confiáveis e consistentes aos usuários. Isto inclui assegurar que os dados sejam exatos e modernos e que os metadados sejam consistentes e completos.

Para ter acesso ao documento eletrônico registrado sob um determinado DOI o usuário ou a biblioteca deve ter assinatura do periódico ou da base de dados que efetuou o registro do DOI ou ser membro da CrossRef.

Para maiores informações consulte:
http://www.doi.org/
http://www.crossref.org/

Anúncios