ARIST deixará de ser publicado após o volume de 2011

A American Society for Information Science & Technology (ASIS&T) e a Information Today anunciaram que o prestigiado periódico Annual Review of Information Science and Technology (ARIST) deixará de ser publicado após o lançamento do volume 45 (2011). Ao mesmo tempo em que a série encerra seus 45 anos de produção, artigos de revisão mais curtos e mais centrados começarão a aparecer no periódico American Society for Information Science and Technology (JASIST), também publicado pela ASIS&T.

O ARIST tem uma longa e orgulhosa história, desde a sua estreia em 1966 — com o editor Carlos Cuadra e o apoio da Systems Development Corporation e da National Science Foundation e seu Office of Science Information Service — passando por mais de 20 volumes editados por Martha E. Williams, até os 10 volumes mais recentes editados por Blaise Cronin e Debora Silva, de 2001 a 2011. A empresa Information Today publicou a série para a ASIS&T desde o volume 26, de 1991.

“Esta foi uma decisão penosa para o Comitê da ASIS&T encarregado do Planejamento Estratégico de Publicações e para o Conselho Diretor, especialmente porque a Information Today estava disposta a continuar”, disse Gary Marchionini, Presidente da ASIS&T. “O apego emocional e intelectual ao ARIST impresso foi sobrepujado pelo consenso sobre o futuro da comunicação científica e pelo desejo de acesso instantâneo on-line manifestado por leitores e autores. Quando o Conselho Diretor da ASIS&T aceitou o futuro cenário das publicações acadêmicas, a decisão de interromper a publicação independente do ARIST seguiu-se naturalmente, antes que a respeitada série ARIST fosse afetada”.

O atual editor do JASIST, Blaise Cronin, comentou: “Tendo lido o ARIST por quase 30 anos e servido como seu editor nos últimos 10, estou triste de ver a série chegar ao fim, consciente das mudanças requeridas por autores e leitores que levaram a essa decisão e consequentemente muito empenhado em desenvolver uma seção de revisões de alto padrão nas páginas do JASIST para os membros da ASIS&T e outros usuários”.

Os volumes 38 (2003) a 44 (2010) do ARIST estão disponíveis no site da Information Today, em http://books. infotoday. com/asist/, assim como o volume 45 estará no início do segundo semestre de 2010. O sumário do volume 45 pode ser visto em http://www.asis. org/Publications /ARIST/vol45. php.

Origem da notícia: http://www.asis. org/news/ ARISTcease. html

Comentários sobre o surgimento do ARIST.
http://www.asis. org/Publications /ARIST/vol40_ introduction. php

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s